Comer Carne Vermelha na Sexta-feira Santa. Pode ou Não Pode?

Todos os anos a discussão se repete, já que os católicos não Comem Carne vermelha na sexta feira Santa, devo eu evangélico não comer também?
E até  entre os católicos existem uma série de mitos e crendices que surgiu devido a ignorância sobre esse assunto.

Quero deixar patente,  que o objetivo não é fazer chacota da fé de ninguém,  então vou me ater aos fatos. Porém,  entendo perfeitamente que certos temas, acabam criando polêmicas. Em toda minha vida,  nunca fugi de um assunto apenas porque é polêmico, e não vai ser agora que vou começar.

Quero dividir em 8 pontos para facilitar a compreensão.

Vamos debulhar o assunto:

1. Os Padres,  dizem que esse princípio,  se baseia em 1 Coríntios 9:25,

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível."
O Padre,  fala que é um sacrifício para Deus.

Obs.  É  patente que não existe nenhuma relação desse texto com a paixão de Cristo diretamente. É  um texto sem contexto.

2. Outra referência é a Didachê.  Que é  um livro apócrifo (não inspirado ), mas histórico, Este registra que os Apóstolos fizeram abstinência de alimentos.

Obs. Que os apóstolos se abstiveram ninguém dúvida,  porém a abstinência deles era total,  e não especificamente carne.

3. Os pais da igreja.

Existem registros históricos que Clemente e Tertuliano,  se abstiveram de alimentos.

Obs.  Sim eles se colocaram em abstinência,  mas foi de tudo,  algo que os evangélicos chamam de jejum e não havia dias específico.

4. A grande base da Igreja Católica está no pensamentos de Tomás de Aquino, na sua Suma Teológica. Na página 147 e no artigo 8°.
Onde ele fala sobre se abster de carne para conter o desejo de fazer sexo, mas ele também listou ovos e laticínios.

Obs. Quem já estudou o mínimo que seja sobre Tomás de Aquino,  sabe que ele tinha algumas idéias exóticas.  Por exemplo ele acreditava que dá cintura pra cima o homem é a imagem de Deus e da cintura pra baixo o homem é a imagem do Diabo. 
Esse seu pensamento de abstinência está ligado a conter o desejo sexual,  e não tem nenhuma relação a paixão de Cristo na sexta-feira.

5. Foi criado pela primeira vez pelo Papa Nicolau I, ele  foi levado a papa em 24 de Abril de 858. Figura entre os bons papas da Igreja Católica. Venho dele a orientação para que todos os católicos,  não comessem carne,  todas as  sexta-feiras. Exceto as crianças de 7 anos pra baixo.

Obs.  Que ele está falando  de todas as sexta-feiras. Mas foi aqui que entrou no cânon católico.

6. Um pouco mais a Frente.. O Papa Inocêncio III, foi levantado papa em 8 de Janeiro de 1198. Ele é chamado de Inocêncio mas de inocente não  tem nada é  considerado o papa mais sanguinário da história,  ele figura entre homens do quilate de Hitler, Genghis Khan, Stalin e Pol Pot.
Ele foi o responsável pela cruzada contra os Albigense - que eram Cristãos, que cultuavam a Deus,  como a igreja primitiva.  Esse papa déspota mandou matar 100 mil  deles, homens, mulheres e crianças.

Ele que transformou em pecado grave a não observância da abstinência de carne sexta-feira.

Obs.  No livro 30 Papas que envergonharam o mundo de Jeová Mendes, traz os detalhes sobre ele.

7. Um pouquinho depois... O Papa Alexandre VII, que foi levantado em 7 de Abril de 1655.
Ele aumentou o peso desse orientação,  dizendo que quem não observasse seria considerado Anátema - que significa maldito.

Obs. Se formos entra a fogo e ferro na questão este papa que se tornou maldito,  pois isso que ele está Pregando é  outro evangelho.  Paulo é claro sobre isso em Gálatas 1.

8. Qual o Fundamento bíblico.

Como todos sabem,  a Bíblia é a regra máxima de fé e conduto das igrejas evangélicas.
Então todas as nossas doutrina precisam ter fundamento escriturístico, não estou dizendo com isso que os evangélicos são perfeitos. Não  tem como uma igreja feitas de pessoas imperfeitas, ser perfeita.

Como mostrei com fatos históricos, datas e referências. Esse rito católico de não comer carne vermelha na sexta-feira Santa,  está ligada à tradição, e não tem o menor aparato bíblico.

Não ah um só exemplo na Bíblia,  de alguém que ficou sem comer carne durante um dia, devido à morte de Cristo.

Não existe,  no Novo Testamento,  nenhum Mandamentos, à que não comamos carne vermelha em qualquer que seja o dia.

Também de outro lado,  não existe nenhuma condenação para quem não comer carne vermelha por um dia. Romanos 15:6.

"Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus."

Aqui,  fala sobre os judeus que queriam impor os ritos judaicos sobre a igreja. Porém, podemos pegar uma carona,  que não será nenhum absurdo. 
Observe que aqui fala de voluntariedade,  e não de obrigatoriedade.

Se você vai comer carne vermelha na sexta-feira Santa,  dê graças a Deus; e se você  vai comer peixe,  dê  graças a Deus.

Contudo Lembre-se, ninguém é biblicamente amaldiçoado por comer,  e ninguém é amaldiçoado biblicamente por não comer.

#Compartilhe esse texto.


Postar um comentário

ESTAREI OLHANDA E RESPONDENDO, O SEU COMENTÁRIO, OK.

Postagem Anterior Próxima Postagem