Como atingir a meta de vendas (Revista VendaMais)

Como atingir a meta de vendas

Por André Silva
Edição 02/2013
 
 
 


Esse assunto sempre é complexo para os gerentes e ainda mais para os vendedores, existe uma pressão muito grande no profissional de vendas para ele atingir mensalmente os seus objetivos. Alguns vendedores reagem muito bem a essa situação, se motivam e ainda dizem que precisam dessa cobrança para manter a sua energia em alta, esse é o grande diferencial para se manter focado nas vendas. O outro perfil de vendedor acaba sentindo muito essa pressão e não consegue explorar o que tem de melhor da sua performance. A questão é como transformar esse desconforto da pressão em algo prazeroso. Difícil? Sim, mas não é impossível. É preciso mudar um pouco a forma de enxergar e sentir essa questão, pensando nisso quero oferecer sete dicas para você atingir as suas metas pensando e reagindo diferente a essas pressões externas, seguem elas:
  1. Não pense no final do mês – Você precisa saber exatamente o que tem que ser vendido diariamente, isso é o mais importante, com essa nova atitude você vai isolar o desconforto mental e emocional de pensar na meta maior, aquela do final do mês, lembra? DICA: foque no resultado diário e não pare enquanto não bater a meta, essa atitude vai determinar um ritmo de trabalho e você saberá a velocidade exata que deverá executar para atingir os seus objetivos. A sua autoconfiança vai aumentar e o prazer de realização será constante no seu dia, tornando mais agradável esse processo.
  2. Margem de segurança – Por exemplo: se o seu supervisor passou a meta de 200.000 para ser vendido no mês, como você faz para expandir na sua mente a possibilidade de fechar com tranquilidade esse objetivo? A minha sugestão é que você trabalhe sempre com 30% acima do objetivo proposto, sabe por quê? Se alguma coisa acontece, se você fica doente, surge um curso para você se atualizar ou algum imprevisto que acabe acontecendo você terá essa gordura para queimar, entendeu? Pense GRANDE e não duvide do seu potencial.
  3. Indicadores de performance – Para vender mais é necessário oferecer mais, que óbvio, não é? Teoricamente é simples, mas na prática isso nem sempre acontece, porque precisa ter muita concentração e foco para aumentar o volume de trabalho com qualidade. Pense e responda essas perguntas: quantas ligações você faz diariamente? Quantas entrevistas você consegue? Quantas reuniões você marca? Quantas ligações de pós-venda você faz para medir o índice de satisfação dos seus clientes? Quantos clientes inativos você  recupera diariamente? Qual a sua média de vendas por produto? Se você conseguir alimentar uma planilha com esses dados e outros que achares necessário, no final de cada dia você terá um resumo claro da sua performance. NOTA: você é o grande gestor do seu negócio, portanto, medir os resultados é fundamental para a sua evolução em vendas.
  4. Visualização constante – É importante em alguns momentos estratégicos do dia, você parar e dar uma olhada nos seus resultados, isso vai servir para tirá-lo do piloto automático e contribuirá também para uma reflexão profunda de como será possível atingir as metas no decorrer do dia. Visualize antes de cada visita o fechamento da venda com o cliente, essa energia interna é muito importante para você permanecer automotivado em toda a negociação...
  5. Conquista – Pense que, a cada dia, você precisa atingir 5% da sua meta mensal (são 22 dias úteis de vendas no mês, basta dividir). A mente trabalha com mais segurança quando se foca no dia. Se você olhar para o final do mês, vai ficar  distante e mais difícil, agora quando a meta é fragmentada e alcançada dia após dia, os seus esforços começam a dar resultados palpáveis.
  6. Indicações – Selecione os seus 10 principais clientes e ligue para eles solicitando indicações, se você fez um brilhante trabalho,  novas indicações surgirão no seu caminho. Pense comigo: se cada cliente der apenas uma indicação, você terá 10 novas oportunidades de negócios, você precisa solicitar isso, o máximo que você ouvirá do cliente é não.
  7. Compartilhe – Tenha alguém para você compartilhar as suas metas, pode ser um amigo do peito, o cônjuge, irmão ou parente. Como isso, você vai se sentir mais estimulado para perseguir as suas metas. Quando você compartilha com uma pessoa que realmente gosta de estar na sua presença, a sua energia se renova e você recarrega as pilhas para o próximo dia.

Postar um comentário

ESTAREI OLHANDA E RESPONDENDO, O SEU COMENTÁRIO, OK.

Postagem Anterior Próxima Postagem